O Oscar, também conhecido como Academy Awards, é uma premiação anual concedida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em português) para homenagear os destaques da indústria cinematográfica. A premiação é realizada desde 1929 e é considerada uma das mais prestigiadas da indústria do cinema.
A ideia de criar uma premiação que honrasse as realizações cinematográficas mais notáveis surgiu em 1927, quando o magnata do cinema Louis B. Mayer, juntamente com os executivos da Metro-Goldwyn-Mayer, convocaram uma reunião em sua mansão em Santa Monica, na Califórnia. O objetivo da reunião era discutir a melhoria da imagem da indústria cinematográfica, que na época estava passando por problemas, como a queda na qualidade dos filmes e a má conduta dos atores.
Na reunião, Mayer propôs a criação de uma premiação para reconhecer as realizações da indústria cinematográfica, com o objetivo de elevar o prestígio do cinema e melhorar sua imagem junto ao público. A proposta foi bem recebida pelos presentes, e a ideia começou a ser colocada em prática.
A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de 1929, no Blossom Room do Hollywood Roosevelt Hotel, em Los Angeles. Na ocasião, foram entregues prêmios em 12 categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Atriz.
O troféu do Oscar é uma estatueta dourada com 34 centímetros de altura, representando um cavaleiro com uma espada em pé sobre um rolo de filme. A estatueta foi desenhada pelo diretor de arte Cedric Gibbons e esculpida pelo artista George Stanley. A escolha da estatueta como símbolo do Oscar é cercada de lendas e controvérsias, mas a versão oficial é que ela foi inspirada em um modelo de um cavaleiro que Gibbons havia visto em um antiquário.
Com o passar dos anos, a premiação foi crescendo em tamanho e importância, e hoje é transmitida ao vivo para milhões de pessoas ao redor do mundo. As categorias também foram se expandindo e atualmente o Oscar conta com 24 categorias, que vão desde Melhor Filme até Melhor Figurino e Melhor Edição de Som.
Ao longo dos anos, vários nomes marcaram presença na premiação, tanto como indicados quanto como vencedores. Alguns dos destaques incluem Meryl Streep, que já foi indicada 21 vezes e venceu três estatuetas, e Katharine Hepburn, que detém o recorde de atriz com mais Oscars, com quatro estatuetas.
Apesar de ser uma premiação extremamente prestigiosa, o Oscar também já foi alvo de críticas e polêmicas. Uma das principais críticas é a falta de diversidade entre os indicados e vencedores, especialmente quando se trata de atores e diretores negros. Em 2016, a hashtag #OscarSoWhite se tornou viral nas redes sociais em protesto contra a falta de representatividade na premiação.
Outra crítica é o sistema de votação da Academia, que muitas vezes é considerado opaco e pouco democrático. A Academia é composta por mais de 9 mil membros, a maioria dos quais são homens brancos com mais de 60 anos de idade. Alguns membros já relataram que votam em categorias que não conhecem apenas para preencher a cédula de votação.
Apesar das críticas, o Oscar continua sendo uma das premiações mais importantes da indústria cinematográfica e um sonho para muitos profissionais do ramo. Os vencedores do Oscar são automaticamente alçados ao status de lendas da sétima arte, e o prêmio é um dos maiores símbolos de reconhecimento e prestígio na indústria.