O modelo AIDA é um acrônimo para os estágios que um consumidor passa durante o processo de tomada de decisão de compra: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Ele é frequentemente utilizado na redação publicitária para criar mensagens que levam o consumidor a agir, seja comprando um produto, se inscrevendo em um serviço ou realizando outra ação desejada.
O estágio de Atenção é o primeiro passo, em que o objetivo é chamar a atenção do consumidor e fazer com que ele pare para prestar atenção na mensagem publicitária. O estágio de Interesse é onde a mensagem publicitária deve capturar o interesse do consumidor, apresentando informações que o façam querer saber mais sobre o produto ou serviço. No estágio de Desejo, o objetivo é criar um desejo no consumidor de possuir o produto ou serviço, destacando seus benefícios e diferenciais. E, finalmente, o estágio de Ação, que é o objetivo final, onde o consumidor é motivado a agir, comprando o produto, entrando em contato com a empresa ou realizando outra ação desejada.
Ao seguir o modelo AIDA na redação publicitária, é possível criar mensagens mais persuasivas e eficazes, levando o consumidor a realizar a ação desejada pela empresa. É importante lembrar que a mensagem publicitária deve ser clara, objetiva e convincente em cada um dos estágios, para garantir o sucesso da campanha publicitária.