Printer Job Language (PJL)

A linguagem de comando de impressora desenvolvida pela Hewlett Packard que fornece controle de impressora ao nível de trabalho de impressão. Usando comandos PJL, você pode alterar as configurações padrão da impressora, como o número de cópias a imprimir. Os comandos PJL também permitem alternar linguagens de impressora entre trabalhos de impressão sem ação do usuário. Se houver suporte para comunicação bidirecional, uma impressora compatível com PJL poderá enviar informações, como o modelo da impressora e o status do trabalho, para o servidor de impressão.

A Printer Job Language (PJL) foi originalmente introduzida pela HP, mas logo se tornou um padrão de fato para controle de trabalhos de impressão. 

PJL reside acima de outras linguagens de impressora e pode ser usado para alterar configurações como bandeja de papel ou tamanho. No entanto, deve ser destacado que o PJL não se limita ao trabalho de impressão atual, pois algumas configurações podem se tornar permanentes. O PJL também pode ser usado para alterar a exibição da impressora ou ler / gravar arquivos no dispositivo. Existem muitos dialetos, pois os fornecedores tendem a oferecer suporte a apenas um subconjunto dos comandos listados na referência PJL e, em vez disso, preferem adicionar os proprietários. O PJL é usado posteriormente para definir o formato de arquivo dos dados de impressão reais a seguir. Sem essa troca de linguagem explícita, a impressora precisa identificar a linguagem de descrição da página com base em números mágicos. A sintaxe usa principalmente palavras simples do inglês. Os comandos PJL típicos para definir o tamanho do papel e o número de cópias antes de alternar o interpretador para o modo PostScript são mostrados abaixo:

@PJL SET PAPER=A4
@PJL SET COPIES=10
@PJL ENTER LANGUAGE=POSTSCRIPT

"O PJL oferece aos programas aplicativos uma maneira eficiente de controlar remotamente as impressoras Hewlett-Packard. Usando o PJL, os desenvolvedores podem fornecer aplicativos com a capacidade de alternar programaticamente as linguagens da impressora, monitorar o status da impressora, solicitar o modelo e a configuração da impressora, alterar as configurações padrão do painel de controle, modificar mensagens do painel de controle e muito mais. "

Embora o PJL tenha sido concebido como uma extensão do Printer Command Language (PCL), agora é compatível com a maioria das impressoras PostScript.

Muitos fornecedores de impressoras estenderam o PJL para incluir comandos proprietários para seus produtos. Nem todos os comandos PJL documentados pela HP são implementados em todos os produtos da HP ou de outros fornecedores. [Carece de fontes?]

PJL reside acima de todas as outras linguagens de impressora e analisa os comandos primeiro.