Código-Objeto ("object code"):
O código-objeto é um código gerado a partir da conversão do código-fonte de um programa através de um compilador ou assembler. É a forma pela qual o computador entende o programa e pode executá-lo diretamente na unidade central de processamento (CPU). Abaixo estão listados alguns dos principais aspectos do código-objeto:
Características do código-objeto
- É um código de máquina que contém instruções que podem ser executadas diretamente pela CPU do sistema.
- É gerado a partir da conversão do código-fonte de um programa por um compilador ou assembler.
- Pode ser representado em linguagem assembly ou em uma variação do código de máquina.
Vantagens do código-objeto
- É muito mais rápido e eficiente para a CPU executar código de máquina em vez de código-fonte.
- O tamanho do arquivo é significativamente menor do que o código-fonte, o que economiza espaço de armazenamento e torna o processo de carregamento do programa mais rápido.
Desvantagens do código-objeto
- Não é legível para humanos e, portanto, é muito difícil de ser modificado manualmente.
- Não é portável entre diferentes plataformas de hardware, ou seja, o código-objeto gerado em uma plataforma não pode ser executado em outra.
O código-objeto é uma parte fundamental da programação e é usado em todas as linguagens de programação. Ele é responsável por permitir que o computador entenda o que o programador quer que o programa faça. Embora tenha suas vantagens e desvantagens, é uma parte crucial do processo de desenvolvimento de software.
Em resumo, Código-Objeto ("object code") é um código gerado por um compilador ou assembler a partir da conversão do código-fonte de um programa. O termo se refere, na maioria das vezes, ao código de máquina que pode ser executado diretamente pela unidade central de processamento (CPU) do sistema, embora também possa significar um código-fonte em linguagem assembly ou uma variação do código de máquina.