Broadcast storm (tempestade de transmissões)
Imagine estar em uma estrada com um fluxo constante de carros. De repente, há um acidente e uma das faixas é bloqueada. Como resultado, o tráfego começa a acumular-se rapidamente, causando um congestionamento. Na área de redes de computadores, existe um fenômeno semelhante chamado "broadcast storm". Quando um dispositivo na rede transmite uma mensagem que é enviada para todos os dispositivos conectados à rede, vários dispositivos podem responder simultaneamente, sobrecarregando a rede e causando uma tempestade de transmissões. Esse evento pode levar a uma falha completa da rede, tornando-a inutilizável até que o problema seja resolvido.
O termo "broadcast storm" se refere a um problema que pode ocorrer em redes de computadores quando há uma quantidade excessiva de tráfego de broadcast, que é um tipo de comunicação de rede em que um pacote de dados é enviado para todos os dispositivos em uma rede local, independentemente de quem é o destinatário.
Uma "broadcast storm" ocorre quando há uma quantidade tão grande de tráfego de broadcast que a rede é incapaz de processá-lo eficientemente. Isso pode levar a uma sobrecarga da rede e a um desempenho lento ou até mesmo à interrupção da comunicação entre os dispositivos na rede.
Por exemplo, suponha que um dispositivo na rede envie uma mensagem de broadcast procurando um servidor de arquivos. Se houver muitos dispositivos na rede e vários deles responderem à mensagem de broadcast, isso pode levar a uma cascata de tráfego de broadcast à medida que cada dispositivo que recebe a mensagem de resposta envia sua própria mensagem de broadcast procurando o servidor de arquivos.
As "broadcast storms" também podem ser causadas por loops de rede, que ocorrem quando há várias rotas possíveis para enviar dados entre dois dispositivos e essas rotas se sobrepõem. Nesse caso, os pacotes de dados circulam indefinidamente pela rede, sobrecarregando-a e prejudicando o desempenho.
Para evitar "broadcast storms", as redes são projetadas com várias técnicas, como o uso de switches em vez de hubs para limitar o tráfego de broadcast e a implementação de algoritmos de prevenção de loops em protocolos de roteamento para evitar loops de rede.
Também chamado de "network meltdown", termo que transmite a ideia de que a rede se torna inoperável e "derrete" devido ao excesso de tráfego causado pela tempestade de transmissões. Quando uma broadcast storm ocorre, o tráfego de rede é multiplicado de forma exponencial, o que pode levar à perda de pacotes, à lentidão da rede e até mesmo à sua paralisação.