A indústria de tecnologia sempre esteve em constante evolução, e um exemplo disso é a placa gráfica 8514/A, lançada pela IBM em abril de 1987. A placa foi projetada para aumentar a capacidade da placa VGA em alguns dos computadores PS/2 da IBM, aumentando a resolução de 640 por 480 pixels com 16 cores simultâneas para uma resolução de 1.024 por 768 pixels com 256 cores simultâneas. Com isso, praticamente quadruplicando o volume de informações exibidas na tela.
A placa 8514/A só funcionava em computadores PS/2 baseados na MCA (Micro Channel Architecture) e utilizava o método de entrelaçamento para exibição na tela. O método de entrelaçamento é uma técnica de exibição de imagens na tela em que linhas ímpares e pares são exibidas em dois campos separados, reduzindo o efeito de cintilação. No entanto, isso também pode causar uma perceptível oscilação em resoluções mais altas.
A placa 8514/A não obteve uma popularidade muito grande devido a sua limitação de compatibilidade com apenas os computadores PS/2 baseados na MCA. Além disso, a placa SVGA (Super VGA) prevaleceu porque foi projetada para funcionar com as arquiteturas de barramento ISA e EISA, que tiveram maior difusão na época.
Apesar de suas limitações, a placa 8514/A foi uma importante inovação em sua época. Ela introduziu uma resolução mais alta e maior capacidade de cores para gráficos de computador, e também ofereceu uma alternativa ao método de entrelaçamento para exibição na tela. Além disso, a placa 8514/A foi uma das primeiras placas gráficas a oferecer aceleração de hardware para desenho de linhas e preenchimento de retângulos, o que melhorou significativamente o desempenho gráfico.
Hoje em dia, as placas gráficas são muito mais avançadas do que a 8514/A, mas é importante reconhecer a importância das inovações passadas para a evolução da tecnologia. A placa 8514/A abriu caminho para placas gráficas mais avançadas, que hoje são essenciais para jogos, animação, design gráfico e outras áreas que dependem de gráficos de alta qualidade.