O "Computer-Based Training" (CBT), ou treinamento baseado no computador, é uma abordagem educacional na qual a instrução é entregue através de sistemas computadorizados. Esta modalidade de treinamento faz uso de softwares específicos projetados para apresentar o material do curso e avaliar o progresso do aprendiz. O CBT pode oferecer uma variedade de recursos multimídia, como texto, imagem, vídeo e áudio, com o objetivo de enriquecer a experiência de aprendizagem.
Uma característica fundamental do CBT é sua natureza autoinstrucional e autodirigida. Isso significa que os usuários têm a flexibilidade de aprender no seu próprio ritmo e em horários convenientes, sem a necessidade de um instrutor presente. Essa autonomia é especialmente vantajosa para aqueles que têm horários irregulares ou preferem aprender de forma independente.
Além disso, o CBT frequentemente incorpora elementos interativos, como questionários, simulações e exercícios práticos, que visam aumentar a retenção de conhecimento e a compreensão do material. A interatividade permite que os alunos se envolvam ativamente no processo de aprendizagem, tornando a experiência mais dinâmica e eficaz.
O CBT é amplamente utilizado em ambientes corporativos para treinamento de funcionários, pois oferece uma maneira eficiente e escalável de fornecer treinamento em diversas áreas, como conformidade, habilidades técnicas e desenvolvimento profissional. Além disso, é comum encontrá-lo em instituições educacionais, onde pode complementar ou até mesmo substituir o ensino tradicional em sala de aula, oferecendo aos alunos uma forma alternativa de acessar o conteúdo do curso.